Ministério da Justiça informa ao STF que pediu extradição de Ramagem ao Itamaraty

Condenado a 16 anos e um mês de prisão, o deputado cassado fugiu do Brasil para os Estados Unidos

Ministério da Justiça informa ao STF que pediu extradição de Ramagem ao Itamaraty
Ramagem teve mandato de deputado federal cassado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda-feira (22) que solicitou ao Ministério das Relações Exteriores a extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

O ofício foi enviado ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em resposta a uma mensagem eletrônica encaminhada pelo magistrado em 17 de dezembro. Segundo o documento, o pedido de extradição foi formalizado no mesmo dia junto ao Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério da Justiça informou ainda que novas informações sobre o caso serão encaminhadas ao STF assim que estiverem disponíveis.

Alexandre Ramagem teve o mandato cassado na quinta-feira (18) pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo de Jair Bolsonaro, Ramagem perdeu o mandato em razão de condenação no STF por participação na tentativa de golpe de Estado. A decisão também o torna inelegível e o afasta do cenário eleitoral.

Ele foi sentenciado a 16 anos e um mês de reclusão. Proibido de deixar o país, Ramagem descumpriu a determinação judicial e fugiu do Brasil rumo aos Estados Unidos.

 

*Com informações de Estadão Conteúdo

Publicado por Júlia Mano